Documento sem título
 
QUEM SOMOS
Conheça a ONG
Bicho Legal
 
 
SERVIÇOS
Saiba como podemos ajudar
 
 
SAÚDE ANIMAL
Alimentação, vacinação, cuidados gerais...
 
 
GUIA PRÁTICO
Acesse e conheça nosso guia
 
 
     
     
 
Notícia - Baleia-jubarte de 13 metros é encontrada morta no litoral norte de SP Baleia-jubarte de 13 metros é encontrada morta no litoral norte de SP

Uma baleia-jubarte de aproximadamente 13 metros de comprimento foi encontrada morta na baía do Mar Virado, entre Ubatuba e Caraguatatuba, no litoral norte de São Paulo. A remoção da carcaça feita foi na tarde deste domingo (8).

De acordo com o Instituto Argonauta, responsável pelo resgate da carcaça, o animal é um macho e teria morrido há cerca de 15 dias, provavelmente por causas naturais – o corpo não tinha nenhuma marca aparente. Mesmo assim, amostras de material biológico para análise foram colhidas.

O oceanógrafo do instituto, Hugo Gallo, explica que nesses casos, a carcaça é levada para ilhas, em trechos distantes de embarcações e moradores. A intenção é evitar o encalhe na praia.

“Quando a baleia encalha na praia causa diversos problemas. A dificuldade para retirada é maior, o cheiro incomoda, até de boatos que a praia está interditada. Se ela fica no mar, uma embarcação pode bater e afundar. Observando tudo isso, criamos um método de ancorar, já que o corpo da baleia é comido e gera nutrientes para animais marinhos”, afirmou.

Ele orienta ainda que se algum turista, pescador ou morador, encontrar uma baleia morta no mar, o ideal é não se aproximar porque são áreas com maior incidência de tubarões e orcas, atraídos pela carcaça.

Fontes: G1
http://olharanimal.org/baleia-jubarte-de-13-metros-e-encontrada-morta-no-litoral-norte-de-sp/
 
Documento sem título
Copyright © 2012 - 2014
Todos os direitos reservados